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Dicas para criar um bom site - 17/09/2014




O que um site eficiente precisa ter?
Um site deve fazer bem o que se propõe, divulgar os serviços ou produtos da empresa. Muito mais que um "folder eletrônico", ele deve ser um canal de relacionamento 24 horas com os clientes. Cada segmento de negócios possui características que definem o tipo de conteúdo que o cliente procura no site. Consultorias devem divulgar artigos e notícias, empresas de treinamento podem divulgar calendários de cursos e lojas de equipamentos eletrônicos podem divulgar dicas de uso.

O que deve ser destacado em um site?
Existem cinco pontos fundamentais que devem estar presentes na página da empresa na internet:

1) Coloque as informações mais relevantes na página inicial.
2) Quem é a sua empresa?
3) O que a sua empresa faz?
4) Onde como encontrar a sua empresa?
5) Use depoimentos de clientes e parceiros.

Quais são as ferramentas utilizadas para criar um site?
Utilizamos softwares como o Adobe Photoshop, Fireworks e Illustrator para gerar imagens e vetores; Adobe Dreamweaver para trabalhar com CSS. Alguns sites exigem animações para isso, o Adobe Flash era uma das principais ferramentas, o que vem mudando após o surgimento do HTML5.

Conhecer linguagens como HTML, HTML5, XML, XHTML, assim como algumas formas de script como JavaScript, PHP e ASP. Não é necessário saber as essências dessas linguagens, porém é bom tê-las bem trabalhadas para casos em que o projeto envolva fazer alterações estruturais em templates e outros usos. PHP e ASP, também são importantes para trabalhar com bancos de dados MySQL e PostgreSQL.

Dicas que ajudam a criar um bom site:
1. Menos é mais - isso não significa ter um site mal feito. seja simples em reduzir ao máximo tudo, para que o site seja fácil de usar e mantenha o interesse dos visitantes;

2. Uma imagem vale mais do que mil palavras - Sempre que possível, use imagens, pois ninguém quer perder tempo lendo textos intermináveis.

3. Informações relevantes - Páginas com muita informação e muitas imagens tendem a sobrecarregar e confundir o leitor. Coloque apenas o essencial para atrair a atenção e manter uma boa diagramação nas páginas.

4. Em construção? - Nunca coloque links no seu site que levem o visitante a páginas que ainda não foram feitas e que estão em construção. Nada pior do que frustrar o visitante.

5. Atualizando... SEMPRE - Atualize periodicamente o site, para que as pessoas voltem a visitá-lo.

6. Contato e Newsletter - Coloque um formulário de contato com a opção de receber as novidades do site. Nada melhor do que manter o contato com aqueles que têm interesse no seu site.

7. Agilidade - As estatísticas mostram que, se um site não mostra alguma informação para entreter o visitante, num período de 15 a 30 segundos, o visitante cancela o carregamento e vai para outro site. Pense nisso e faça o seu site carregar o mais rapidamente possível. Otimizar o código-fonte e contratar um ótimo servidor de hospedagem ajudam bastante no tempo de carregamento.

8. SEO (Search Engine Optimization) - consiste na otimização do site para ser melhor compreendido e visualizado pelas ferramentas de busca. Vale a pena investir.

Quais os principais erros de um site?
Compatibilidade: Hoje existem diversos navegadores Internet Explorer, Chrome, Firefox, Safari e de celulares. O site deve ser compatível com todos ou pelo menos com a maioria deles.

Pop-ups: Talvez o principal motivo pelo qual o visitante imediatamente fecha o site. Além de serem chatos e muitas vezes terem o botão “fechar” inacessíveis, passam a imagem de que a empresa está mais interessada em vender do que em servir o visitante.

Música: Irritante e perturbador. Se o visitante acessa o site da sua empresa, é por uma questão de negócio e não lazer. Se ele quiser ouvir música vai a um bar ou concerto, e não à página da sua empresa.

Pesquisa: O visitante tem muito pouco tempo para perder num site. Por isso se a informação não está rapidamente acessível, o melhor é colocar uma caixa de pesquisa num local bem visível e de fácil acesso.

Contatos: Por vezes não existe ou estão "escondidas". Estas informações são FUNDAMENTAIS, deve sempre existir e estar bem visíveis. Como quer que o visitante o encontre ou entre em contato?

Formatação: Um fundo preto com letras brancas ou amarelo com letras azuis até provoca estrabismo. O tipo de letra, a justificação e o alinhamento da informação são também muito importantes, para que tudo seja muito claro e de fácil compreensão para o visitante.

Redes sociais: Importantíssimos os botões do Twitter/Facebook, devem levar à página da empresa para que o visitante curta e siga a empresa e não colocar a opção apenas para o compartilhamento do site.

Em média, quanto custa fazer um site?
Para sites ditos como institucionais (sem gerenciadores de conteúdo) com até cinco páginas e um formulário de contato, o valor varia de R$ 1.400,00 à R$ 1.800,00 dependendo da região e o prazo de produção.
Para sites com mais de cinco paginas e com gerenciadores de conteúdo, o valor deve ser analisado caso a caso, com valores iniciando em R$ 1.800,00.

Quanto custa em média a manutenção diária de um site?
A manutenção habitualmente é cobrada por quantidade de atualizações ou mensalmente.
Com valor a partir de R$ 100,00 por página.

Como posso divulgar o meu site?
O SEO (Search Engine Optimization ou Otimização de Site) consiste na otimização do site para ser melhor compreendido pelas ferramentas de busca.

Aumenta a visitação e a visibilidade das empresas nos buscadores e melhora os resultados de vendas na web. Por meio de uma reestruturação, o site fica melhor posicionado nos principais buscadores da internet. Ou seja, a empresa não paga aos buscadores para estar bem posicionado, ela se adapta aos diversos critérios exigidos, o que diferencia esse trabalho dos links patrocinados (onde as empresas pagam para estarem no topo da página dos buscadores).

O melhor recurso para o bom funcionamento do SEO é o bom trabalho com as palavras-chave em que o site ou empresa visa indexar na internet. Dependendo de quais palavras você utiliza, serão retornadas páginas diferentes em posições diferentes. Além disso, a otimização de busca é responsável pela navegabilidade, usabilidade e indexação do conteúdo.

 

 

Fonte: http://www.baguete.com.br/



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